Atividade Interativa Virtual do Programa de Aprendizagem Cooperativa da UFC.
Olá, galerinha da Cofac!
Aqui vai uma breve explicação de ocorre às atividades de interação virtuais e o site do jogo “STOP!”, jogo do qual esse tutorial faz referência.
Em cada sessão desse jogo (lembrando que os horários são disponibilizados na programação semanalmente) um representante da comissão, ou responsável pela atividade, criará uma sala exclusivamente para os bolsistas participantes daquele dia e só será possível entrar na sala com o conhecimento de uma senha, afim de evitar a entrada de não bolsistas. Atualmente essa senha é padronizada semanalmente, sendo divulgados no tópico do Orkut (junto com a lista de pretendentes das atividades) e no Google grupos da COFAC (sempre aos domingos).
Utilizando a tecnologia como aliada, serão usados programas de CHAT online que não necessita de qualquer tipo de pre instalação (http://xat.com/Interao) e o bate-papo do ORKUT (adicionar nosso e-mail para que a comunicação seja possível) para uma preparação dos bolsistas para o início da atividade, sendo divulgado nesse ambiente os links diretos para as salas.
Com 30 minutos de antecedência (ás 13:30h e ás 19:30h) o responsável já estará online nos chats, esperando a entrada dos bolsistas antecipadamente.
Stop! é um jogo muito popular no Brasil, conhecido também como Adedanha, Adedonha, Salada de Frutas, Uestope ou "Nome-Lugar-Objeto".
A princípio devem ser escolhidos temas, que posteriormente servirão como base para a dinâmica do jogo. Exemplos de temas são: Nome, Cor, Animal, dentre outros. Uma vez com os temas definidos, será sorteada uma letra entre os jogadores e inicia-se uma rodada. Todos devem responder cada tema com a letra sorteada no início da resposta. Aquele que responder todos os temas primeiro, aciona "Stop!", fazendo com que todos os outros jogadores parem de responder no exato momento.
A validade da resposta para cada tema é conferida, atribuindo-se 0 pontos para uma resposta inválida, 5 para uma resposta válida repetida e 10 para uma resposta válida única. O processo é repetido até atingir um número de rodadas específico.
Vamos então iniciar nosso tutorial.
Essa é a tela inicial do jogo STOP!
Procedimento para jogar Stop!
1° Passo
Inicialmente deve-se localizar a sala virtual onde está ocorrendo à atividade de interação.
OBS: Sala é a nomenclatura do ambiente virtual onde os jogadores se reúnem, semelhante a uma sala física, onde poderão trocar idéias e defender seus pontos de vista.
Para isso vamos usar o mouse na BARRA LATERAL (em azul), e selecionar nossa sala COFAC, em vermelho, como na figura:
2° Passo
Após selecionarmos nossa sala, vamos preencher nosso “Nick” (nome em inglês).
“Nick” é seu nome dentro da nossa sala virtual, não podendo apresentar acentos ou símbolos. É o nome em que os demais jogadores irão lhe chamar enquanto estiver na sala virtual, no caso, COFAC.
Para isso basta preencher com qualquer palavra de sua preferência no espaço ao lado da palavra Nick, localizada em verde nessa nova figura:
Em nosso exemplo, usarei “Comissao”, nick que normalmente uso nas atividades virtuais.
3° Passo
Antes que possamos entrar na sala, é necessário colocarmos uma senha, para podemos ter acesso a sala.
Obs.: Atualmente essa senha é padronizada semanalmente, sendo divulgados no tópico do Orkut (criado semanalmente com essa finalidade) e no Google grupos da COFAC (sempre aos domingos).
Nessa figura, vemos onde devemos colocar a senha. (é possível por senha apenas nas salas em que as mesmas são necessárias).
4° Passo
Depois de verificar o preenchimento do Nick, a seleção da sala e a senha da mesma, apertamos no botão “Jogar”, destacado em amarelo em nossa segunda figura.
5° Passo: O jogo
Finalmente vamos começar a jogar!!
Logo após entrarmos na sala, é possível ver novos botões, como mostra a figura:
Em laranja, está destacado o local onde aparecerá a letra da vez.
Em verde, o número de rodadas máximas e o número da rodada atual (no caso a primeira de dez rodadas).
Em vermelho, a lista dos participantes dessa sala, ou seja, os demais jogadores que jogarão com você.
Em azul, aqui é o espaço do chat da sala, ou seja, por onde você vai escrever para comunicar-se com os demais participantes. Observe que antes do texto que você escreve, que aparece no quadrado superior, aparece seu Nick. (A visão que esse você tem desse quadrado é exatamente a mesma de todos os demais jogadores).
Em amarelo, estão os temas que serão pedidos nessa sala e
Em roxo, é o local onde você deve apertar quando estiver pronto para iniciar o jogo.
Observe que quando o jogador estiver pronto, apertando na área roxa indicada, o Nick do mesmo (na área vermelha) terá o fundo verde (como mostra a seta vermelha pequena).
Uma vez que todos os jogadores selecionem a opção de estarem prontos, o jogo iniciará.
6° Passo: Jogando
O jogo é dividido em 2 partes simples:
6.1. Primeiro você preenche os temas com as palavras que souber, e posteriormente analisa a validade da resposta para cada tema. O jogo então atribui 0 pontos para uma resposta inválida, 5 para uma resposta válida repetida e 10 para uma resposta válida única.
Na figura acima, observamos em destaque na cor:
Amarela: Letra sorteada da rodada, nesse exemplo é a letra P. Deve-se responder cada tema com a letra sorteada no início da resposta no campo em azul.
Azul: local onde deve-se preencher a resposta do tema. Exemplo: abaixo do tema “Nome” deve-se por qualquer nome com a letra P, em nosso exemplo pus Patrícia, e embaixo do tema “Animal”, pus o animal Pantera.
Vermelho: Nessa região encontra-se inicialmente o tempo mínimo para o jogador preencher todos os campos de todos os temas. Quando essa contagem regressiva acabar, no lugar dos números surgirá o letreiro “STOP!” (seta maior vermelha), possibilitando qualquer jogador que tenha preenchido todos os campos de apertar aqui, encerrando a rodada.
6.2. Logo após um jogador apertar “STOP!”, parecerá uma nova janela:
Em vermelho, é a região que aparecerá as o conjunto de palavras ditas pelos jogadores. O número palavras depende do número de palavras ditas por todos os jogadores (não mostrando suas repetições.). No caso, por exemplo, eu e o jogador “broz” colocamos Flauta no tema “Objeto”, mas só pareceu uma palavra flauta, e não duas.
Em azul, mostra o local onde você deve clicar caso queira deselecionar essa palavra, indicando assim que não concorda que a mesma encontra-se apta para ser um “Objeto” com F (nesse caso que estamos na verificação do tema “Objeto” e que a letra sorteada foi F).
Em verde, indica o botão “Confirmar”, local onde você pressiona caso concorde com a seleção de respostas.
Em laranja, indica a região e mostra quando o jogador já fez suas confirmações ou não. Novamente o fundo do nome do jogador fica em verde caso o mesmo já tenha feito sua decisão.
7° Passo: Fim da rodada
Logo após todos os jogadores decidirem sobre qual palavra realmente era apta para todos os temas, o jogo mostra a pontuação atual daquela rodada e o total de todos os jogadores. Como mostra a figura:
Em vermelho é o “rank”(posição ou classificação traduzindo para português) de cada jogador.
Em azul, a contagem regressiva para o início de próxima rodada, caso exista.
Em verde, o número da rodada que acabou e o número máximo que o jogo terá, no exemplo terceira de quatro rodadas.
Fim do tutorial
Assim, segue-se cada rodada até a última, quando mostrará o “rank” total, e o vitorioso jogador.
Espero que esse tutorial ajude a quem precisar.
Abraços,
Comissão de Interação da COFAC, trabalho feito de alunos para alunos.
Blog: http://interacaocofac.blogspot.com/
E-mail: interacao.cofac@gmail.com
Boa a iniciativa Comissão,,
ResponderExcluirO passo-a-passo está muito bem colocado, perfeito...acho que com os demais não co-existirão mais duvidas.
Estão de parabéns!!!
Vanessa Estevam de Lima
Administração de Empresas/Semi-Presencial